SAAE Realiza Campanha Educativa para celebrar o Dia Mundial Da Água.

SAAE Realiza Campanha Educativa para celebrar o Dia Mundial Da Água.

No dia 22 de março de 1991, a ONU, Organização das Nações Unidas, criou o Dia Mundial da Água, dedicado a este importante bem natural e a relação homem e água, com a abordagem de temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição. Naquela oportunidade a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Para comemorar a data o SAAE, Serviço Autônomo de água e Esgoto, responsável pela captação e tratamento da água em Itapetinga, lançou campanha educativa que visa estimular o consumo consciente, para que cada um possa entender o que efetivamente vem sendo chamada de crise hídrica. Estatísticas globais apontam que a população mundial consome entre 7% e 12% de toda a água disponível no mundo, sendo que a maior parte quem utiliza é a agricultura e indústria. É preciso repensar quanto à maneira que consumimos a água, e garantirmos a balança entre demanda e oferta de água.
A campanha educativa do SAAE, como o tema “Não curtimos desperdício. Antes de sentir falta, cuide para que não falte!”, conta com outdoores, faixas e cartazes espalhados pela cidade, com mensagens que alertam a comunidade, afixação de cartazes e distribuição de panfletos com dicas de consumo consciente.
Na última sexta-feira (19.03), os panfletos educativos foram distribuídos em algumas escolas da rede municipal e alguns diretores e professores, alertaram as crianças para a mudança de pequenos hábitos que podem fazer a diferença, como fechar a torneira quando estiverem escovando os dentes e o chuveiro enquanto se ensaboam. Na escola Sossego da Mamãe, várias atividades serão realizadas até o final do mês, na sexta-feira, além de ouvirem professores e Tia Creu, falando sobre o assunto, os panfletos educativos foram colocados em suas agendas para que as informações fossem levadas para as casas de cada um.
O diretor do SAAE, Dr Hildérico Nogueira destacou a importância da campanha, “Hoje ouvimos o tempo todo falar de crise hídrica, e é claro que nós precisamos despertar nas pessoas a importância do consumo consciente e alertarmos a população sobre a necessidade e os benefícios do uso racional da água. Assumimos a pouco mais de um mês a autarquia e foi um período pequeno para realizarmos um projeto maior, até por que nestes primeiros dias estamos conhecendo detalhadamente tudo na autarquia, realizando mudanças que visam ampliar o trabalho aqui e melhorar o funcionamento e é claro atendimento a população. Em reunião com nosso engenheiro, Dr. Luiz Nunes, acertamos que com fé em Deus no próximo ano faremos uma mobilização maior envolvendo a comunidade, com palestras, teatro e uma gincana com os estudantes.”

Post author

Responda