Nesta área estão algumas perguntas frequentes.
Consulte clicando nos links abaixo:


● O funcionário do SAAE não conseguiu fazer a leitura e minhas contas estão sendo lançadas pela média de consumo. Como resolvo isso?

Conforme o regulamento do SAAE, a ligação do hidrômetro deve estar localizado em local de fácil visualização para o leiturista.
sem que seja necessário o mesmo adentrar o imóvel para fazer a anotação. Se esse não for o caso do seu hidrômetro, você deve providenciar a construção de um novo abrigo em local de fácil acesso e solicitar junto à autarquia a mudança da ligação do hidrômetro de local, cuja taxa do serviço é R$ 48,75.
Neste caso deverá comparecer portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Uma conta de água;

● Meu fornecimento de água foi cortado. Como devo proceder para normalizar o abastecimento?

O SAAE somente executa a supressão do fornecimento de água em caso de débito nas contas mensais, estando o imóvel sujeito ao corte a partir do primeiro mês de atraso no pagamento das contas.
Desta forma, o interessado deve providenciar o pagamento da (s) conta (s) em atraso e em seguia se dirigir ao setor de atendimento e apresentar o (s) comprovante (s) para que a religação seja agilizada, num prazo máximo de 48 horas. Lembramos que os serviços de corte e religação têm taxa que varia de:

Consultar valor das tarifas

Caso você tenha um número elevado de contas acumuladas e o valor total das mesmas comprometa o seu orçamento, procure o setor de atendimento do SAAE e solicite o parcelamento, quantidade do parcelamento a negociar dependendo do valor total das contas.

● Preciso de uma nova ligação de água e/ou de esgoto. Como devo proceder? Quais são os valores? Em quanto tempo o serviço é executado?

As solicitações de novas ligações de água e/ou esgoto somente podem ser realizadas pessoalmente, em um dos postos de atendimento do SAAE. O proprietário do imóvel deve comparecer apresentando os seguintes documentos:

● Original do contrato de compra e venda do imóvel ou escritura, com todas as assinaturas reconhecidas em cartório;
● Carnê do IPTU;
● RG;
● CPF;

Obs: caso não seja o proprietário, o seu representante deverá apresentar termo de autorização com reconhecimento da assinatura do proprietário em cartório, juntamente com cópia autenticada do RG e CPF do proprietário e da pessoa autorizada.

Consultar valor das tarifas

O prazo médio para a execução dos serviços de novas ligações é de 30 dias, podendo variar para mais ou para menos conforme a demanda existente.

● Adquiri um imóvel. Como transferir a titularidade para meu nome?

Nos casos de aquisição de um imóvel, o SAAE orienta o interessado a verificar a situação do mesmo perante a autarquia, o que pode ser feito pessoalmente em um dos nossos postos de atendimento ou por meio do nosso site.
Nos casos de aquisição de um imóvel, o SAAE orienta o interessado a verificar a situação do mesmo perante a autarquia, o que pode ser feito pessoalmente em nosso setor de atendimento, pelo tel: 77 3621-1181 ou por meio do nosso site. Nos três casos, é necessário que o interessado tenha o número da inscrição, localizado logo abaixo do logotipo do SAAE em sua conta de água. Pelo nosso site, basta o interessado acessar o link 2ª Via de Fatura, que a relação de contas pendentes, caso existam, será fornecida.

Após verificar a situação do imóvel a ser adquirido, o interessado deve providenciar a atualização do cadastro em seu nome junto à autarquia, bastando apresentar matrícula atualizada do imóvel, o que também pode ser feito pessoalmente no setor de atendimento do SAAE ou pelo e-mail atendimento@saaeitapetinga.com.br.

● Minha conta chegou com valor alto. O que devo fazer?

Caso você tenha recebido a sua conta mensal apontando consumo muito acima da sua média, existem basicamente quatro fatores que podem ter contribuído para que isso tenha ocorrido:

● Vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel;
● Mudança na rotina de utilização de água pelos moradores;
● Erro de leitura;
● Problemas no funcionamento do hidrômetro;

No caso de possível vazamento interno, realize o teste básico, seguindo esses passos:

À noite, quando todos no imóvel forem dormir e a água não for mais utilizada, vá até o hidrômetro e anote todos os números do mostrador, sem mexer no registro.
Na manhã seguinte, antes de abrir qualquer torneira, verifique novamente os números do mostrador do hidrômetro e anote.

Repita esse procedimento por três dias seguidos e caso haja alteração dos números de um dia para o outro é indício de que a água está “escapando” por vazamento na instalação hidráulica interna do imóvel.

Constatado o indício de vazamento, contrate um profissional encanador de sua confiança para que o vazamento possa ser localizado e corrigido.

Se depois do teste básico ficar constatado que não há indício de vazamento e se a rotina de utilização da água não foi alterada em seu imóvel, como por exemplo, aumento do número de moradores; construção de piscina ou utilização de piscina plástica; ou qualquer atividade extra que possa ter refletido em maior consumo mensal, solicite verificação junto ao SAAE sobre possível erro de leitura, o que pode ser feito pessoalmente em nosso setor de atendimento, ou de forma on line, via atendimento@saaeitapetinga.com.br. Caso o erro seja constatado, a correção será feita e uma nova conta será gerada.

No caso de ficar constatado que não houve erro de leitura, o próximo passo é verificar o funcionamento do hidrômetro. Se o aparelho tiver mais do que 5 anos de uso, o SAAE vai substituí-lo por um novo, levando o antigo para a bancada de aferição. Sendo constatados problemas de funcionamento, as contas serão revisadas. Caso o hidrômetro tenha menos do que 5 anos de uso, o mesmo também pode ser substituído e aferido, porém somente a pedido do interessado, e caso o laudo aponte normalidade no seu funcionamento a autarquia lançará o valor correspondente aos serviços de substituição e aferição.