HISTÓRIA DO SAAE

Como tudo começou

Em 14 de julho de 1959, através da Lei Municipal nº 58, sancionada pelo então Prefeito José Vaz Sampaio Espinheira, nascia o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapetinga. Desde a sua criação, o SAAE passou a ser administrado pela FSESP, Órgão do Governo Federal e vinculado ao Ministério da Saúde, através do convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Itapetinga e a citada Fundação. A FSESP, naquele período, recebia recursos do Governo Federal e também recursos oriundos da Fundação Rockfeller para trabalhar na área de saúde. A pequena empresa SAAE, já contava com um forte aliado para implementação de um projeto que tinha como objetivo acelerar o desenvolvimento da empresa num ritmo compatível com o crescimento do município.

O sistema de abastecimento de água criado em 1959 teve início de funcionamento neste mesmo ano e foi projetado para atender uma população de aproximadamente 15.000 habitantes. O Rio Catolé, que banha a cidade de Itapetinga, constituiu-se em fonte de suprimento e a captação do SAAE foi construída às suas margens.

O escritório onde funcionava a parte administrativa foi instalado no prédio, onde encontra-se instalado a atual Receita Federal e contava com dois funcionários, Nelson Ararcon e Antônio Castro de Matos que cuidavam da área administrativa.

No campo, Joel Moreira de Souza, encanador admitido pelo SAAE em 08 de setembro de 1959, executava a montagem das redes de água sob orientação do mestre Pedro e do Engenheiro Carlos Lemos, ambos, funcionários da FSESP.

A cidade de Itapetinga que, na época, possuía uma estrutura político-administrativa bastante promissora, representada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e uma economia que se baseava na exploração da pecuária, crescia em ritmo bastante acelerado, com isso, o sistema criado para atender 15.000 pessoas começava a dar sinais de desgaste, portanto, tornara urgente a ampliação do sistema de água com objetivo de atender melhor às necessidades do povo Itapetinguense.

Diante disso, a prefeitura Municipal que, na época, não contava com recursos suficientes para arcar com uma ampliação de tal porte, percebeu a necessidade de firmar convênio com a FSESP – Fundação de Serviços Especiais e Saúde Pública afim de viabilizar as ampliações necessárias.

Entretanto, a FSESP solicitou da Prefeitura Municipal que fosse elaborada uma nova Lei de criação do SAAE para atender às exigências legais. Desta forma, a Prefeitura Municipal elaborou uma nova Lei de criação, onde o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapetinga-Ba passou a ser enquadrado como Entidade Autárquica Municipal, com personalidade jurídica própria, sede e foro na cidade de Itapetinga, Estado da Bahia, dispondo de autonomia econômico-financeira e administrativa, atendendo aos limites traçados na lei. A nova Lei de criação do SAAE, sob nº 184 de 22 de junho de 1967, sancionada pelo Prefeito José Vaz Espinheira nesta mesma data, estabeleceu normas e metas administrativas e financeiras para a empresa e foi o passo fundamental para assinatura do convênio com a FSESP.

O convênio, firmado entre a Prefeitura de Itapetinga e FSESP-Fundação de Serviços Especiais e Saúde Pública, autorizado pela Câmara de Vereadores, foi de grande relevância, porque, após estudos e elaboração de projetos que visavam a ampliação, reforma e reaparelhamento do sistema de água, a FSESP adquiriu junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com aval da Prefeitura Municipal, empréstimo para atender às execuções das obras.

O período de administração da FSESP que mais tarde passou a se chamar FNS – Fundação Nacional de Saúde, significou uma etapa de prosperidade para o SAAE, pois este órgão Federal, durante a sua administração além de implantar toda a ampliação do sistema de água, demonstrou zelo, capacidade e ética na gestão do patrimônio da empresa e na relação com o quadro de funcionários da mesma.

Nesse período, a economia Itapetinguense que era centrada na pecuária, aos poucos, começava a se diversificar. Cresce a Cidade e com ela o Serviço Autônomo de Água e Esgoto que construiu inúmeras redes de água em bairros como: Clodoaldo Costa, Otávio Camões, Primavera e outros. Surge a necessidade de construção de uma casa de bombas para atender a população dos bairros Clerolândia e Vila Isabel e o SAAE não mede esforços para proporcionar o bem-estar de seus usuários.

O convênio de administração da FNS vigorou até 18/02/99, quando, o mesmo, foi denunciado pelo Ministério da Saúde e, a partir dessa data, o SAAE volta a ter o seu gestor indicado pela Administração Municipal. Nessa nova etapa de sua história, o SAAE tem realizado empreendimentos significativos, buscando acompanhar o desenvolvimento da cidade, cumprindo assim com seus objetivos. Dentre esses empreendimentos podemos citar: Implantação de redes de água e esgoto em vários bairros da cidade, principalmente, a implantação do sistema de água do bairro Hilda Gama devido a importância dessa obra para a comunidade do bairro e também a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário do mesmo.

O SAAE em sua trajetória como empresa pública, responsável pelo abastecimento de água de Itapetinga, sempre determinou metas que, ao serem atingidas, geram benefícios imediatos para a população. É esse o objetivo do SAAE pois, a empresa representa um patrimônio que pertence ao povo de Itapetinga, portanto, entendemos que cuidar bem da empresa significa zelar pelo desenvolvimento de nossa Cidade e bem-estar de cada cidadão Itapetinguense.