Guia de Serviços

Nesta área estão os serviços oferecidos pelo SAAE.

Consulte o tipo de solicitação e saiba mais sobre prazos, formas de pagamento e locais de atendimento, clicando nos links abaixo:


Conta


● 2ª Via de Contas

O cliente poderá solicitar a 2ª via de sua conta no menu Agência Virtual clicando em 2ª via, sem nenhum custo.

Você pode também solicitar no escritório do SAAE. Neste caso deverá comparecer portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Uma conta de água;

Consultar valor das tarifas

● Alteração do Vencimento de Contas

O cliente deverá comparecer no escritório do SAAE, para fazer a solicitação, o mesmo deverá estar portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água;

Obs: As alterações deverão obedecer às disponibilidades estabelecidas.

● Aumento Extraordinário de Consumo

O aumento extraordinário de consumo implica na elevação da tarifa, conforme tabela de tarifa.

Quando o aumento é caracterizado por vazamento, o procedimento será feito:

● Ocorrendo aumento extraordinário de consumo que venha a ser caracterizado como vazamentos invisíveis no ramal predial interno e/ou na instalação predial, devidamente comprovado pela equipe do SAAE, poderá a Autarquia estornar a conta e efetuar a cobrança pela média dos últimos 06(seis) períodos apurados.

● Ocorrendo aumento extraordinário de consumo que não venha a ser caracterizado como vazamentos invisíveis, o SAAE poderá fazer o parcelamento da conta em até 06 (seis) vezes.

Consultar valor das tarifas

● Crédito de Conta Paga – Duplicidade de Pagamento

Em caso de duplicidade de pagamento, o credito será automaticamente creditado na próxima fatura.

● Extrato de Débito

Trata-se de um processo no qual o cliente solicita certidão que demonstra se em uma determinada inscrição há débitos de água;

Este serviço poderá ser solicitado via internet em nossa Agência Virtual ou no escritório do SAAE. Para esta solicitação, o cliente deverá apresentar os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água;

● Mudança de Endereço para Entrega de Contas

O cliente deverá comparecer no escritório do SAAE, para fazer a solicitação, o mesmo deverá estar portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água (origem);
● Conta de água (destino);

● Parcelamento

Consiste em acordo celebrado entre o cliente e o SAAE para pagamento em parcelas, referente a contas atrasadas ou com o valor muito acima da média de consumo;

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE antes do vencimento da conta, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Fatura em aberto (original);

Obs: Caso não seja proprietário o solicitante, apresentar autorização do mesmo, ou no caso de falecimento provar que é o representante legal.


Ligação de água


● Desligamento ou Corte a Pedido do Usuário

Somente o proprietário do imóvel poderá solicitar essa operação, ou pessoa portadora de autorização com procuração do mesmo.

No caso de falecimento do proprietário o representante legal do imóvel poderá solicitar tal operação.

Documentos necessários:

● CPF e RG ( proprietário / solicitante);
● Quitação de todos os débitos, inclusive a conta em aberto do mês corrente;

● Ligação de Água Nova

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG (Xerox);
● Certidão de débitos do IPTU;
● Documento de propriedade reconhecido firma do vendedor e comprador do imóvel.

Quando o cliente/solicitante reside em área onde não tem rede ou dificuldade de abastecimento, o SAAE fará uma vistoria para analisar a viabilidade da ligação.

Concedida a ligação, o requerente deverá providenciar o material e serviços conforme lista oferecida pelo SAAE no momento da solicitação.

A instalação interna deverá estar pronta com reservatório instalado, no ato da ligação.

Consultar valor das tarifas

Obs: após o pagamento da taxa o SAAE gera uma autorização de serviços e encaminha ao setor para uma visita técnica. O cliente deve estar com a instalação pronta e o material solicitado, para efetuar o serviço, caso contrário, a partir da segunda visita do SAAE, passa a ser de responsabilidade do cliente solicitante, o posicionamento para realizações dos serviços, sendo que os mesmos obedecerá novo prazo para execução.

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água;

● Ligação Provisória

São provisórias as ligações de água e de esgotos sanitários concedidas para uso em atividades temporárias.

Entende-se por atividades temporárias aquelas destinadas à prestação de serviços que por sua natureza não tenham duração permanente, tais como, feiras de exposições, barracas de festas populares, circos, parques de diversões, obras em logradouros públicos e similares.

● Religação

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE, para fazer a solicitação, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG (proprietário e solicitante);
● Uma conta de água;
● Quitação de débitos em atraso (se houver);

Obs: Em caso do solicitante não ser o proprietário, é necessário portar procuração.


Leitura


● Acerto de Leitura com Erro

O cliente devera procurar o escritório do SAAE antes do vencimento da conta, portando os seguintes documentos:

● CPF;
● RG;
● Conta de água;

● Aferição de Hidrômetro

A aferição é feita para testar o funcionamento do hidrômetro.

É necessário que a leitura atual tenha sido confirmada.

O cliente deverá comparecer No escritório do SAAE, portando os seguintes documentos para fazer a solicitação:

● CPF e RG;
● Conta de água;

O cliente deverá acompanhar o serviço.

● Revisão de Leiturista

O cliente deverá comparecer no escritório do SAAE, portando os seguintes documentos para fazer a solicitação:

● CPF e RG;
● Conta de água;

Quando o cliente duvidar do gasto de água, ele poderá solicitar revisão de leitura.


Serviços


● Alteração de Local do Padrão / Mudança da Caixa de Proteção do Hidrômetro

Após instalar a caixa de proteção no novo local, o cliente deverá procurar o escritório do SAAE, para fazer a solicitação, o mesmo deverá estar portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água;

● Mudança de Nome (Aluguel e Arrendamento)

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE antes do vencimento da conta, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG (locatário e locador);
● Contrato de aluguel autenticado;
● Copia do contrato;

● Substituição De Hidrômetro

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE, portando os seguintes documentos:

● CPF e RG;
● Conta de água;

A substituição do hidrômetro pelo desgaste físico pela ação do uso será feita por conta do SAAE.

No caso das seguintes infrações: quebrado, roubado ou violado os custos serão por conta do proprietário do imóvel.

● Transferência de Nome do Cliente

O cliente deverá procurar o escritório do SAAE antes do vencimento da conta, portando os seguintes documentos:

● CPF e R.G;

● Escritura / contrato de compra e venda do imóvel, reconhecido firma do comprador e vendedor ou IPTU atual (documento autenticado);

● INCRA atualizado (Somente no setor rural);

● Troca de Registro

O cliente deverá adquirir o registro de ½ esfera e solicitar ao SAAE a troca.

O cliente deverá comparecer no escritório do SAAE, para fazer a solicitação, o mesmo deverá portar os seguintes documentos:

● RG;
● CPF;
● Conta de água;